| 06/03/2008 23h54min
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantiu hoje que não há a "menor possibilidade" de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mantenham bases em território brasileiro:
— Nós temos hoje em torno de 20 mil homens do Exército espalhados pelos postos de fronteira do país. Estes homens estão presentes desde as terras dos yanomami, fazendo todo o entorno da chamada Cabeça do Cachorro, na divisa com a Venezuela, até o Estado de Rondônia. Está tudo coberto, inclusive com o apoio dos militares da base de Tefé e também de deslocamentos de militares de Manaus. Há ainda uma estrutura de transporte muito forte, que conta com o apoio de aviões. Nós temos, portanto, total controle da nossa fronteira.
O ministro não quis se manifestar a respeito da forma como o Brasil vem se posicionando a respeito da crise envolvendo a Venezuela, o Equador e a Colômbia. Segundo ele, o assunto é de competência do Ministério das Relações Exteriores:
— É um tema
da exclusiva competência do
Ministério das Relações Exteriores e o ministro Celso Amorim é a pessoa que tem a competência de tocar as relações internacionais brasileiras. O que vem fazendo com extrema habilidade.