| 06/03/2008 17h11min
Brasiliense e Ulbra recomeçaram na tarde desta quinta-feira a partida adiada ontem à noite em função da chuva intensa que inviabilizou a continuidade do confronto aos 11min do primeiro tempo. Em jogo, estava uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil, garantida pelo Brasiliense.
Jogando no Estádio Boca do Jacaré, no Distrito Federal, os donos da casa pressionaram a Ulbra desde o início da partida. Na estréia do técnico Beto Almeia, a equipe de Canoas até conseguiu manter o equilíbrio no início, mas a partir dos 30min do primeiro tempo o Brasiliense passou a testar a competência do goleiro Rafael.
Ainda na primeira etapa, Rafael salvou a Ulbra em três conclusões do Brasiliense, a principal delas em uma cobrança de falta do capitão Iranildo, ex-Flamengo. Com o retorno da chuva, apesar da intensidade fraca, aos poucos o gramado voltou a ficar embarrado, dificultando o toque de bola.
Mas logo no início do segundo tempo, o veterano centroavante Dimba, ex-Botafogo, marcou o gol da classificação. Aos 8min, ele concluiu uma cobrança de escanteio e fez Brasiliense 1 a 0 Ulbra.
Beto Almeida adiantou o posicionamento da equipe de Canoas para buscar o empate. Como o primeiro jogo, na semana passada, terminou empatado em 1 a 1, a repetição do placar levaria a decisão da vaga para os pênaltis.
Mas com a presença de outro veterano, o lateral-esquerdo Athirson, o Brasiliense dominou o restante da partida e quase ampliou em contra-ataques rápidos. Nos acréscimos, mais uma vez Rafael salvou a Ulbra, em chute forte de Athirson, mandando para escanteio.
- Em um jogo deste tipo, que começa em um dia e termina no outro, com gramado prejudicado pela chuva, fica favorecido o time que está em vantagem. Nós já sabíamos disso, ainda mais pela qualidade do Brasiliense - disse Beto Almeida ao final da partida.
Classificado, o Brasiliense pega o Sport-PE na próxima fase. Já a Ulbra volta a jogar pelo Gauchão no próximo domingo, contra o Caxias, em Canoas.