| 05/03/2008 20h11min
A chanceler do Equador, María Isabel Salvador, afirmou que a resolução aprovada hoje pela Organização dos Estados Americanos (OEA) "esgotou a primeira instância de um processo", mas não significa que as relações diplomáticas com a Colômbia serão restabelecidas imediatamente.
Em entrevista coletiva após a aprovação da resolução sobre o conflito entre os dois países, a chanceler disse que apesar do consenso alcançado, seu país "continuará colocando sua posição" nos fóruns correspondentes.
Neste sentido, afirmou que a aproximação entre as duas nações "é um processo" e que agora, com a resolução da OEA, foi possível dar o primeiro passo.
A resolução aprovada hoje estabelece que o governo colombiano violou a soberania e a integridade territorial do Equador e os princípios do direito internacional durante a operação militar que atacou um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em solo equatoriano. No entanto, o texto não condena
explicitamente a Colômbia pela
incursão, como tinha pedido o presidente equatoriano, Rafael Correa.
Resolução aprovada hoje não condena explicitamente a Colômbia pela incursão, como tinha pedido o presidente equatoriano, Rafael Correa
Foto:
Marcello Casal Jr/ABr