| 05/03/2008 13h25min
O Flamengo faz sua terceira partida pela Libertadores na próxima quinta enfrentando o Nacional do Uruguai em Montevidéu às 18h (horário de Brasília) tentando manter o bom início de temporada.
O clube carioca vive um grande momento com um dos melhores inícios de temporada de sua história. A vitória de virada por 4 a 2 sobre o Resende, com vários reservas, na abertura da Taça Rio, manteve a motivação da equipe após a conquista do primeiro turno do campeonato Carioca, a Taça Guanabara.
A boa fase será posta à prova no acanhado estádio Parque Central, casa do Nacional, onde o Fla terá de superar a tradicional catimba que fez história em jogos entre brasileiros e uruguaios.
Os próprios jogadores do Flamengo tiveram exemplos recentes da catimba na Libertadores do ano passado — quando foram eliminados pelo Defensor Sporting com derrota de 3 a 0 no Uruguai e vitória por 2 a 0 no Maracanã — e em jogo treino contra o Huracán Buceo no começo deste
ano, que terminou em confusão.
Contra o Nacional, o Flamengo não tem problemas de lesão, mas o técnico Joel Santana ainda não definiu a equipe que enfrenta os uruguaios e treinou diferentes formações. Dos jogadores inscritos para o torneio, apenas os laterais Luizinho e Egídio, o zagueiro Leonardo e o meia Renato Augusto não viajaram para Montevidéu. A única preocupação do elenco é o desgaste decorrente do número de jogos.
Os uruguaios também vêm embalados: golearam por 4 a 0 o Defensor — equipe que eliminou os rubro-negros da Libertadores de 2007 —, resultado que o levou o Nacional à liderança do Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio.
Além disso, o experiente meia Martín Ligüera, craque do time, que esteve lesionado e era desfalque quase certo, se recupera bem e pode enfrentar o Flamengo. Outro motivo de preocupação para a equipe de Joel Santana deve ser as jogadas pelo alto para o centroavante grandalhão Richard Morales, que disputou a Copa de 2002 pela seleção uruguaia.
As
prováveis escalações:
NACIONAL
Alexis Viera; Gerardo Acosta, Mauricio Victorino, Deivis Barone e Adrián Romero; Mathías Cardaccio, Oscar Javier Morales, Diego Arismendi e Martín Ligüera (Nicolás Bertolo); Richard Morales e Bruno Fornaroli. Técnico: Gerardo Pelusso.
FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian (Jaílton), Kléberson, Ibson e Toró; Diego Tardelli e Souza. Técnico: Joel Santana.
Árbitro: Pablo Pozo (CHI), auxiliado por seus compatriotas Cristian Julio e Patricio Basualto.
Local: Estádio Parque Central, em Montevidéu
Horário: 18h (de Brasília)