| 05/03/2008 10h22min
A Vila Olímpica em Pequim será ambientalmente projetada para economizar energia, segundo divulgaram nesta quarta os organizadores dos Jogos na capital chinesa. Liu Rong, da Beijing Guoao Investiment e Development Co. Ltd, responsável pela construção da Vila e do Estádio Nacional (o Ninho de Pássaro), disse que os 66 hectares da obra ao norte da capital respeitam os três conceitos desta edição: uma Olimpíada verde, para o povo e tecnológica.
– Nós buscamos a harmonia entre as estruturas e o ambiente – disse Liu.
Segundo o responsável pelo projeto, a vila que abrigará 16 mil pessoas durante a Olimpíada e outras sete mil durante os Jogos Paraolímpicos irá operar em parte movida a energia solar, a fim de reduzir a necessidade de eletricidade.
– Nossos recursos de reciclagem incluem um sistema de utilização de água reaproveitada movido à energia solar para ligar aparelhos de ar-condicionado e prover água quente durante os Jogos e mesmo depois da Olimpíada – adiantou Liu.
A Vila Olímpica será modificada após a competição para se transformar em uma área residencial em 2009.
– Com este sistema, a expectativa é de que se evite consumir 5 milhões de kw/h todos os anos – afirmou Liu.
Além da água já utilizada, a chuva também será reaproveitada.
– Nós temos um sistema coletor de canos para reciclar água utilizada em casa para suprir tanto o lago quanto o sistema de irrigação do local – contou Liu.
A Vila Olímpica será aberta formalmente em 27 de julho, menos de duas semanas antes do início da competição, em 8 de agosto. A Olimpíada vai até 24 de agosto. Depois, o local será abrigo de delegações da Paraolimpíada, até 20 de setembro.
AGÊNCIA XINHUA