| 04/03/2008 23h56min
O presidente do Equador, Rafael Correa, classificou nesta terça-feira como "canalha" o governo da Colômbia. Os dois países protagonizam uma crise após militares colombianos invadirem o território equatoriano para matar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). As informações são do site G1.
— A minha pátria foi agredida por um governo canalha — afirmou Correa em entrevista coletiva na noite desta terça, em Brasília, logo após desembarcar no Brasil, onde deve discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a crise com a Colômbia.
Correa afirmou que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, age a mando dos Estados Unidos, e voltou a falar que o ataque às Farc foi premeditado.
— O governo da Colômbia fez uma matança em nosso território — disse Correa.
O presidente equatoriano elogiou a postura do governo brasileiro que condenou a violação territorial. Correa encontra-se com Lula na manhã desta
quarta-feira para discutir a crise entre os dois países.
Correa rejeitou as acusações de Uribe, de que o Equador tem relações com as Farc, para tentar justificar o ataque.
— Nada justifica o ataque a nossa soberania — disse Correa, lembrando que ele mesmo ajudou a Colômbia nas negociação para libertação de reféns dos guerrilheiros.