| 03/03/2008 16h41min
O Equador deslocou nesta segunda-feira tropas à fronteira com a Colômbia para reforçar a segurança na região depois da incursão militar colombiana realizada no sábado. O grupo estava em território equatoriano em uma operação contra um importante chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Segundo a televisão local Ecuavisa, hoje houve uma intensa movimentação de tropas com a participação de militares especializados em operações na selva, mas não se especificou o número de soldados deslocados.
As operações militares foram desdobradas por ordem do chefe de Estado, Rafael Correa, da cidade de Nueva Loja, capital da província de Sucumbíos, fronteiriça com a Colômbia, onde no sábado vinte guerrilheiros morreram durante a incursão militar colombiana.
Entre os rebeldes que foram mortos na incursão estava Raúl Reyes, apelido de Luis Edgar Devia, segundo no comando da guerrilha e porta-voz internacional do grupo,
cujo corpo se encontra em Bogotá junto ao de
outro guerrilheiro que não foi identificado.
O promotor de Nueva Loja, Wilmer Gonzabay, informou hoje que os corpos dos outros guerrilheiros mortos serão transferidos a Quito, possivelmente ainda nesta segunda-feira.
Segurança na região será reforçada depois da incursão militar colombiana realizada no sábado
Foto:
José Jácomem, EFE