| 03/03/2008 13h40min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está tomando medidas diplomáticas para tentar solucionar a crise que se instalou entre Colômbia, Equador e Venezuela, informa o site G1. Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, o governo brasileiro usará os canais diplomáticos para mediar os problemas políticos gerados após a operação militar colombiana que matou o número dois na hierarquia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, em território equatoriano, no último fim de semana.
— O presidente Lula conversou com Celso Amorim, que está tomando as medidas necessárias. Acho que nós vamos mobilizar toda a força da diplomacia brasileira e de outras capitais sul-americanas para reduzir ao máximo a tensão e procurar encontrar uma solução duradoura para esse problema — disse Garcia nesta segunda-feira.
Ele contou ainda que Lula tem o assunto na pauta para o encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e
que também há interesse do
Chile em coordenar as operações:
— Agora, o mais importante é reduzir ao máximo a tensão — disse. — Respeitamos as medidas dos países, não queremos interferir nas medidas internas, mas não podemos ser indiferentes — completou.