| 02/03/2008 01h45min
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, agradeceu neste sábado as Forças Militares pela operação em que foi morto Raúl Reyes, o porta-voz e segundo no comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
— Felicito os soldados e policiais da Colômbia por esta operação — disse Uribe, lembrando a morte do soldado Carlos Hernández León e agradecendo ao presidente do Equador, país onde Reyes morreu em um bombardeio, sua compreensão.
Em um breve pronunciamento feito no município de Rionegro, próximo a Medellín (noroeste), capital do departamento (Estado) de Antioquia, Uribe destacou que, como presidente constitucional da nação, assume a responsabilidade total pelos fatos.
Ele também agradeceu ao "presidente Rafael Correa, às Forças Militares e de polícia e ao povo do país irmão, a compreensão do momento vivido pela Colômbia, na determinação por derrotar o terrorismo".
Reiterou que a Colômbia deu outro passo no processo de
recuperar o respeito que merece o país e na
direção de derrotar "o bando do terrorismo sanguinário".
Uribe insistiu que o terrorismo há mais de meio século era ideológico e "hoje é mercenário e narcotraficante", ao mesmo tempo lembrando que há gerações de colombianos que não conheceram "um dia completo de paz".
Uribe disse que a Colômbia deu outro passo no processo de recuperar o respeito que merece e na direção de derrotar "o bando do terrorismo sanguinário"
Foto:
Edgar Domínguez
/
EFE