| 29/02/2008 21h10min
Depois da polêmica final da Taça Guanabara, começa neste final de semana a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. E o Botafogo, que acabou levando a pior contra o Flamengo na decisão, entra em campo neste sábado com sede de vingança.
O time alvinegro recebe o América às 16h (de Brasília), no Estádio Engenhão. O técnico Cuca não esconde o desejo de vencer o torneio para reencontrar o Flamengo na decisão do Carioca, mas alertou que seus jogadores precisam se concentrar nos primeiros adversários.
– Queremos conquistar a Taça Rio e encontrar o Flamengo na decisão do Campeonato Carioca. Isso realmente existe. Mas para que isso aconteça, temos que pensar em todos os jogos do torneio, a começar pelo confronto com o América – disse Cuca.
Para este jogo Cuca não terá os meias Lucio Flavio e Zé Carlos, expulsos na derrota de 2 a 1 para o Flamengo. Com isso Abedi e Adriano Felício entram no meio-de-campo. O lateral-esquerdo Triguinho, que cumpriu suspensão na final da Taça Guanabara, reaparece na vaga de Eduardo.
Fluminense pega a Cabofriense
Outro time grande que entra em campo já neste sábado é o Fluminense. A equipe do técnico Renato Gaúcho, que no primeiro turno foi eliminada pelo Botafogo na semifinal, enfrenta a Cabofriense, às 18h10min, no Maracanã.
O treinador do Fluminense conversou com seus jogadores sobre a importância deles ficarem atentos ao longo dos 90 minutos. Renato acha que os seus comandados pecaram até aqui nesta temporada por causa da falta de atenção em alguns lances capitais e por isso está adotando a linha “tolerância zero”.
– Não podemos mais errar no Campeonato Carioca porque perdemos o título da Taça Guanabara e a Taça Rio se tornou a nossa única possibilidade de disputar essa decisão do Estadual. Os jogadores entenderam que agora os erros de atenção não serão tolerados e quem falhar neste aspecto vai sair da equipe – prometeu.
Para esta partida, Renato não poderá contar com dois joadores. O zagueiro Thiago Silva, expulso na derrota para o Botafogo, e o atacante Leandro Amaral, afastado pela Justiça por ter que retornar ao Vasco, ficam de fora. Com isso Roger formará dupla de zaga com Luiz Alberto e Dodô será o companheiro de Washington no ataque.
Vasco e Flamengo entram em campo no domingo
Os outros dois grandes do Rio, Flamengo e Vasco, entram em campo apenas no domingo. Campeão do primeiro turno e com uma vaga assegurada na decisão, o Flamengo não esconde que sua prioridade no momento é a Copa Libertadores. Assim, o técnico Joel Santana deve escalar um time misto contra o Resende, às 18h10min, no Maracanã.
O treinador só não escalará uma equipe totalmente formada por reservas porque da última vez que fez isso o Flamengo foi goleado pelo Fluminense por 4 a 1. Mas dois titulares não poderiam entrar em campo mesmo que Joel Santana quisesse: o zagueiro Fábio Luciano e atacante Souza, expulsos contra América e Botafogo, respectivamente.
Já o Vasco estréia contra o Boavista, às 16h, em São Januário. Ao contrário da Taça Guanabara, quando estreou perdendo para o Madureira, o técnico Alfredo Sampaio sabe que a equipe precisa começar bem para tentar uma trégua com sua torcida, nada satisfeita com o rendimento do time.
Para isso, a aposta do treinador recai novamente sobre o quarteto ofensivo formado por Alex Teixeira, Morais, Edmundo e Alan Kardec. Os quatro tiveram boa participação na vitória sobre o Itabaiana-SE, no meio de semana, pela Copa do Brasil. O treinador não tem nenhum desfalque e vai mandar a campo o time titular.