| 25/02/2008 20h44min
A equipe brasileira masculina de tênis de mesa estreou nesta segunda-feira com vitórias no Mundial do esporte, disputado na cidade chinesa de Guangzhou e um dos eventos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
No primeiro confronto válido pelo Grupo F, da segunda divisão, os brasileiros superaram Luxemburgo, número 42 do ranking mundial, por 3 a 0, com vitórias do cearense Thiago Monteiro e dos paulistas Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi.
A equipe, que ocupa a 28ª posição do ranking, conta ainda com o amazonense Israel Barreto. O grande destaque da seleção é Thiago Monteiro, número 86 do ranking mundial. Ele vive fora desde 1999, e atualmente compete na França.
O segundo confronto foi contra o Irã, 45º do ranking, e terminou com nova vitória por 3 a 0. O último e mais importante triunfo teve como adversário a Ucrânia, número 31 do mundo.
O Brasil manteve o primeiro lugar no grupo, somando seis pontos, e está empatado com a Eslovênia, que ocupa o segundo lugar. As duas equipes se enfrentam nesta terça. Em terceiro, quarto e quinto estão Ucrânia, Luxemburgo e Irã, respectivamente, todos com quatro. A lanterna é da Bósnia-Herzegovina.
Nas disputas femininas, as brasileiras caíram na estréia diante da Sérvia (24 do mundo) por 3 a 0 e se recuperaram com um 3 a 2 sobre as egípcias, que ocupam a 50ª colocação. Na terceira partida, derrota de 3 a 2 para a Grécia (número 31).
Os resultados de hoje deixam a equipe no quarto lugar da tabela do grupo, com quatro pontos. Em primeiro e segundo estão Sérvia e Grécia, com seis, em terceiro está Luxemburgo, com cinco, e em último, empatado com o Brasil, aparece o Egito.
Amanhã, a equipe encara Luxemburgo, 45º do mundo. A seleção brasileira feminina conta com as paulistas Mariany Nonaka, Karin Sako, Cláudia Ikeizumi e Carina Murashige.
O Brasil, que ocupa o 41º lugar no ranking mundial de fevereiro, pertence à segunda divisão do Mundial. Este é o maior evento da modalidade do mundo e conta com a participação de 102 países, inicialmente divididos em 17 grupos.
EFE