| 25/02/2008 13h57min
A Força Aérea colombiana suspendeu as operações em uma região do sul da Colômbia na qual se espera que sejam libertados quatro ex-congressistas seqüestrados pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmou hoje o general Jorge Ballesteros.
Ballesteros, comandante da Força Aérea, afirmou que as operações de controle e vigilância foram suspensas na região de Guaviare (sul), onde devem ser libertados os ex-parlamentares Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán Cuéllar e Jorge Eduardo Gechem.
As Farc anunciaram em 31 de janeiro que libertariam os três ex-legisladores, e no fim de semana confirmaram também a entrega de Gechem, que está doente.
O oficial lembrou que no Guaviare foram libertadas pelas Farc, em 10 de janeiro, a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas e a ex-congressista Consuelo González de Perdomo, reféns desde 2002 e 2001, respectivamente.
O comandante disse que as
aeronaves estão prontas para facilitar qualquer
necessidade de transporte dos ex-congressistas quando forem libertados.
— Neste momento, no setor onde está prevista a entrega, não estão sendo realizadas operações aéreas, e respeitamos as áreas onde está prevista a entrega dos reféns — afirmou Ballesteros.
Para a entrega dos quatro ex-parlamentares se prevê uma operação similar. Seus familiares se encontram à espera da libertação, que pode ocorrer até o fim desta semana. A delegada do CICV na Colômbia, Bárbara Hintermann, disse que o organismo está em contato com as Farc para coordenar a operação de resgate, mas ainda não tem as coordenadas do local de libertação.