| 22/02/2008 15h54min
Os próximos 90 dias serão fundamentais para saber se o atacante Ronaldo terá condições de voltar a jogar futebol novamente. Quem afirma é o médico responsável pela operação, Eric Rolland, que considerou o procedimento realizado no joelho esquerdo do jogador um sucesso, mas recomendou cautela.
– Tudo pode acontecer nos próximos três meses porque a cirurgia não é uma ciência exata. Tudo vai depender do andamento da reabilitação. O resultado final depende 50% da operação, 50% da terapia – declarou Rolland nesta sexta, dia em que o Fenômeno recebeu alta do hospital onde a cirurgia foi realizada, em Paris.
Além disso, Rolland explicou que, mais do que três meses, Ronaldo ficará em observação constante pelos próximos 180 dias.
– Faremos o primeiro check-up daqui a três meses e outro em seis meses. Do ponto de vista médico, continuaremos cautelosos até os seis meses. Ele não estará liberado para correr antes de cinco meses e só poderá voltar a treinar depois de nove meses – afirmou.
Presenteado por Ronaldo com uma camisa do Milan, com o número 99 às costas, o médico acredita na volta do craque aos gramados.
– A reabilitação não depende dele nos primeiros seis meses. Vai depender depois. Psicologicamente, ele é um homem muito forte – finalizou o médico.
Após receber alta do hospital, Ronaldo passará uma semana em seu apartamento na França. O primeiro mês de tratamento será realizado na Europa, entre Milão e Paris. No fim de março, o jogador passará por um exame de ressonância magnética e, caso seja liberado, seguirá a recuperação no Brasil.
GAZETA PRESS