| 20/02/2008 15h22min
Falcão será julgado entre 4 e 11 de março, em Fortaleza, e pode pegar uma suspensão de 30 a 180 dias. Tudo porque jogou um amistoso festivo com a camisa do Corinthians, no dia 20 de novembro do ano passado, no Parque São Jorge, contra o Pinocho, da Argentina, como informa o jornal O Globo.
Por determinação da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Falcão deveria ter cumprido todos os trâmites normais de uma transferência caso jogasse por outro clube, até em amistosos. O atleta atua no Jaraguá do Sul, de Santa Catarina. Como isso não foi feito, a entidade comunicou o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal. O jogador foi enquadrado no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por deixar de cumprir as exigências.
– Os dirigentes ficam de picuinha e expõem o atleta, que vive para praticar o esporte – diz Falcão, de 30 anos, que pretende encerrar sua carreira com a camisa da seleção.
– É o ano mais importante da minha carreira. Vou para o meu terceiro Mundial e quero tapar esse buraco. Se não formos campeões, acho que perderei a alegria e a vontade de jogar pela seleção. É o que penso hoje.
Na Eslovênia, onde a equipe brasileira faz uma série de amistosos, o presidente da CBFS, Aécio Borba Vasconcelos, se defende e critica Falcão:
– Se for punido, será com relação ao tipo de certame que infringiu. Foi uma imbecilidade. Avisamos a todo mundo. A situação poderia ter sido evitada. Nunca pensei que ele pudesse fazer uma besteira desse tamanho.
Caso Falcão pegue a punição máxima, ele só voltará a jogar às vésperas do Mundial que será disputado em outubro no Brasil.