| 18/02/2008 15h45min
Campeão mundial em 2007, o judoca Tiago Camilo está com o passaporte praticamente carimbado para Pequim. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) ainda não confirmou oficialmente, mas o atleta da Sogipa deve ser o próximo a se juntar a João Derly e Érika Miranda, únicos judocas da seleção brasileira com vagas já garantidas nos Jogos de 2008.
Tiago Camilo disputava uma vaga na categoria meio-médio com Flávio Canto. Como o carioca foi eliminado na primeira rodada nas etapas de Paris e Viena da Copa do Mundo de Judô, Camilo não pode ter um desempenho pior nas etapas de Hamburgo e Praga. No desempate, o paulista leva a melhor.
De acordo com o critério de classificação da CBJ, caso dois atletas do mesmo peso tenham o mesmo rendimento na turnê européia, será levado em conta o desempenho dos dois no ano anterior. Em 2007, Tiago foi nada menos do que campeão mundial e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Na próxima quarta-feira, Camilo embarca para a Europa junto com o segundo grupo de judocas da seleção brasileira. Eles irão disputar a etapa de Hamburgo da Super Copa e a de Praga da Copa do Mundo. Mesmo que tenha um desempenho fraco nessa excursão, dificilmente ele ficará de fora dos Jogos de Pequim.
Camilo e a expectativa para Pequim 2008