| 18/02/2008 07h48min
Japão reconhecerá o novo estado do Kosovo, que declarou sua independência neste domingo, mas quer também mostrar sua consideração à Sérvia, afirmou hoje o ministro porta-voz, Nobutaka Machimura, em declarações recolhidas pela agência local Kyodo.
— Basicamente, estudaremos se o Kosovo cumpre os critérios seguidos pelo Japão para reconhecer estados, mas em vista do progresso que está seguindo o assunto, acho que estamos inclinados para o reconhecimento — afirmou Machimura.
No entanto, o ministro lembrou as boas relações que o Japão manteve tradicionalmente com a Sérvia e ressaltou que é preciso um certo nível de consideração com este país.
Fontes oficiais disseram a Kyodo antes da declaração de independência do Kosovo que o Japão não reconhecerá o novo estado imediatamente porque Tóquio deseja manter boas relações com a Sérvia e não quer desagradar a Rússia, aliado do país balcânico. Segundo estas fontes, o Japão começará o processo de
reconhecimento um mês depois da declaração de
independência.
Os critérios do Ministério de Exteriores japonês para reconhecer um estado são os dos países que estabelecem um controle político efetivo sobre sua população e que têm a vontade e a capacidade de acatar a legislação internacional.