| 13/02/2008 02h56min
Dentre os 18 jogadores relacionados para o início da 11ª participação do Juventude na Copa do Brasil, às 16h, contra o Linhares-ES, um se sentirá em casa. O atacante Thiago Ferreira dos Santos, 20 anos, poderá estrear com a camisa alviverde na sua terra natal.
Thiago ficará no banco pela primeira vez desde que chegou ao clube para testes, em 8 de janeiro. Quis o destino — e a burocracia — que isso acontecesse justamente na aconchegante e tranqüila Linhares (ES), localizada a cerca de 140 quilômetros da capital Vitória. O técnico Edson Gaúcho pretendia levá-lo a Bagé, onde o time enfrentou o Guarany-Ba na última sexta-feira pelo Gauchão, mas o atacante ainda não tinha condição legal de atuar.
Após observar Thiago por quase um mês, o Juventude adquiriu 40% dos direitos federativos do jogador. Outros 40% pertencem ao Fluminense, que o cedeu por empréstimo até o final do ano, e os 20% restantes ao empresário Evandro Ferreira, o mesmo do meia Hugo, do São Paulo.
Ansioso para reencontrar
seus pais, Maria José Ferreira e Roberto Carlos Ferreira, ambos de 35 anos, e sua irmã caçula, Tiéle Ferreira, 19, Thiago não vê a hora de pisar novamente no gramado irregular, segundo ele, do Estádio Joaquim Calmon, onde começou a jogar, quando tinha apenas 10 anos.
— Faz dois meses que não vejo minha família. Agora, graças à Copa do Brasil, poderei matar a saudade .
Thiago arrisca até algumas dicas para o Juventude se impor ao campeão capixaba de 2007 e líder da competição deste ano.
— Nosso time deve se sobressair na parte física. Temos que fazer uma correria para cima deles, já que lá o trabalho físico não é tão levado a sério como aqui no Sul.
Edson Gaúcho resolveu não abdicar da cautela fora de casa. O Juventude entrará em campo com três volantes - Renan, Lauro e Juan Pérez. Na defesa, a novidade será a estréia de Márcio Alemão, ex-Ipatinga.
No ataque, Edson aposta na velocidade e movimentação de Maycon
e Marquinhos Belém. Autor de dois gols nos últimos três
jogos, Mendes vai para o banco, ao lado de um jovem capixaba louco para jogar diante dos familiares.
Thiago embarcou na manhã de ontem animado pela oportunidade de rever os pais e a irmã
Foto:
Roni Rigon