| 12/02/2008 16h38min
A edição 2007/2008 da Copa da Uefa recomeça nesta quarta e quinta-feira após a paralisação de final de ano. Serão 16 confrontos válidos pela segunda fase da competição, decididos em partidas de ida e volta e que darão ao vencedor uma vaga nas oitavas-de-final. A competição ganha fôlego com o início do mata-mata e a entrada dos times que foram eliminados da Liga dos Campeões.
Acompanhe os principais jogos da rodada desta quarta na Copa da Uefa a partir das 15h no Placar ao Vivo do clicRBS
Grande favorito, o Werder Bremen-ALE receberá o Braga, de Portugal. A equipe do brasileiro Diego, ex-Santos, tentará chegar mais longe do que na última edição, quando caiu na semifinal. Para o também brasileiro Naldo, a classificação é obrigação. Com a vantagem de jogar a última partida em Braga, a equipe terá a difícil missão de segurar o ataque do Bremen.
Bayer Leverkusen-ALE e Galatasaray-TUR farão um dos jogos mais interessantes desta quarta. O clube alemão liderou o Grupo E e terá um duro embate com o clube do técnico brasileiro Zico, que vem da Liga dos Campeões. Recheado de jogadores brasileiros, como Alex, David e Roberto Carlos, o Galatasaray espera repetir o feito da temporada 1999/2000, quando foi campeão.
O inglês Everton-ING, líder do Grupo A na primeira fase, com 100% de aproveitamento, vai até a Noruega enfrentar o Brann-NOR. Para a partida, o técnico David Moyes terá a volta de Yakubu, que disputava a Copa da África pela Nigéria. Já o Brann poderá surpreender os rivais e garantir, em casa, um bom resultado.
Vencedor do Grupo C, o Villarreal-ESP viajará até a Rússia para jogar contra o Zenit-RUS e tentar manter o bom momento que o coloca na terceira colocação do Campeonato Espanhol. Para o meio-de-campo Santi Carzola, é essencial seguir bem na Copa da Uefa para manter a equipe bem.
Já o espanhol Getafe-ESP, que surpreendeu e liderou o Grupo G, joga contra o AEK Atenas-GRE, em terras gregas. O time espanhol, que também está na semifinal da Copa do Rei, terá o reforço de Manuel Tena, recém-contratado. O clube grego em que joga o brasileiro Rivaldo tem problemas: o técnico Serra Ferrer deixou o comando da equipe e já foi substituído por Nikos Kostenoglu.
O português Sporting-POR enfretará o Basel-SUI, em Portugal, e fará seu 200ª partida em competições européias. Por isso e com o apoio da torcida, tentará abrir vantagem no mata-mata para enfrentar o clube suíço com mais tranqüilidade na segunda partida. Já o líder do Campeonato Suíço, Basel, só pensa em surpreender.
O Bordeaux-FRA, vice-líder do Campeonato Francês, usará da força dos artilheiros da equipe na Copa da Uefa para tentar vencer o Anderletch-BEL. Micaud, Jussiê, Wendel, Trêmoulinas e Moimbé são as armas do clube francês. Já o Anderletch teve o retorno de Thomas Chatelle, que estava contundido.
O Panathinaikos-GRE é outro clube grego que jogará nesta quarta, contra o eliminado da Liga dos Campeões, Glasgow Rangers-ESC. Os gregos tentarão passar à final com a ajuda do brasileiro Marcelo Mattos, ex-Corinthians, e do português Helder Postiga. Já os escoceses estréiam na competição sem Steven Whitakker.
Outro clube que deixou a Liga dos Campeões para jogar a Copa da Uefa é o PSV Eindhoven-HOL, do goleiro brasileiro Gomes, que afirmou que não conhece nada do Helsingborgs-SUE, adversário do mata-mata. A força do clube sueco está especialmente nos pés do matador Larsson, ex-Barcelona.
Olympique Marselha-FRA e Spartak-RUS fecham a rodada da segunda fase da Copa da Uefa nesta quarta. O franceses entrarão na competição, depois da eliminação na Liga dos Campeões, com a mesma vontade, garantiu o capitão do time, Lorik Cana. Os russos esperam manter o bom futebol da primeira fase, quando ficaram em segundo no Grupo E.
GAZETA PRESS