| 08/02/2008 19h07min
Alguns passos são importantes para quem pensa em tirar férias e conferir de perto os Jogos Olímpicos de Pequim. Como toda viagem internacional, a China também tem exigências, mas dispensa as entrevistas obrigatórias para quem quer ir, por exemplo, para os Estados Unidos ou alguns países da Europa. Primeiro, é necessário efetuar o pedido de visto através de um formulário e de pagamento no HSBC.
O formulário está no site da Embaixada da China no Brasil e pode ser ser baixado aqui no formato PDF. Depois de impresso e preenchido, deve ser enviado ao órgão chinês, com sede em Brasília. O tempo estimado do trâmite é de quatro dias úteis. O passaporte do viajante precisa ter validade por, no mínimo, mais seis meses – e com uma página em branco.
Para quem vai à China especificamente para os Jogos, a solicitiação deve ser para o de turismo (visto L), válido por três meses a contar da data da expedição.
No caso de o turista ter menos de 18 anos e estar desacompanhado de um dos pais, ele deve apresentar autorização de um dos responsáveis com firma reconhecida em cartório. Se nenhum dos pais o acompanhar na viagem, passa a ser necessária uma autorização judicial, obtida na Vara da Infância e da Juventude.
Importante lembrar que se os menores de 18 anos portarem o novo passaporte (modelo azul) e forem embarcar com ou sem os pais, devem apresentar no check-in em solo nacional o RG ou a certidão de nascimento, pois o documento não informa a filiação.
A requisição do visto para entrar na China pode ser negada caso o formulário apresente informações incompletas ou falsas. No segundo caso, o requerente pode enfrentar problemas judiciais.
CLICRBS