| 01/02/2008 21h28min
O Brasil garantiu vaga na final do Grupo A do Zonal Americano da Fed Cup, ao vencer a seleção de Porto Rico, em Medellín, na Colômbia, nesta sexta-feira. A pernambucana Teliana Pereira foi o destaque do confronto decisivo da chave, vencendo sua partida de simples e, ao lado de Maria Fernanda Alves, sacramentando a classificação brasileira.
No primeiro jogo do dia, Nanda Alves não conseguiu superar Jessica Roland-Rosário e caiu em três sets, parciais de 6/4, 2/6 e 6/3. Teliana tratou de empatar o confronto ao bater Vilmarie Castellvi com extrema tranqüilidade, por 6/4 e 6/0.
Atualmente a 221ª colocada do ranking mundial, Teliana está invicta na competição, com três vitórias em simples e outras três em parceria com Nanda, que passa por uma boa fase nas duplas.
Contra Porto Rico, as tenistas novamente mostraram entrosamento e marcaram 6/4 e 6/3. Com a vitória, as brasileiras conquistaram o primeiro lugar no Grupo A.
Final contra o time da casa
No confronto final, as adversárias serão as colombianas que nesta sexta-feira derrotaram o favorito Canadá, por 2 a 1.
As principais jogadoras da seleção da casa são Mariana Duque — vice-campeã Pan-Americana em 2007 — e Catalina Castaño, número 139 do mundo.
O longo caminho à elite
O vencedor do Zonal se classificará para disputar a repescagem do Grupo Mundial 2, programada para os dias 26 e 27 de abril. Para chegar à elite, porém, ainda é necessário brigar pelo título do Grupo 2 e garantir vitória em mais uma repescagem.
O Grupo Mundial 1 da Fed Cup é formado pelos oito melhores países da competição. Em 2008, integram a elite as seleções da Rússia, EUA, Itália, Espanha, França, China, Alemanha e Israel.