| 29/01/2008 16h08min
A Honda, do brasileiro Rubens Barrichello, apresentou hoje o R108, carro da equipe para a nova temporada da Fórmula-1, em que a escuderia espera brilhar. O gerente-geral da equipe japonesa, Yasuhiro Wada, foi bastante sério na apresentação e afirmou que a Honda não pode mais cometer erros na principal categoria do automobilismo.
— Na Honda, sempre pedimos às pessoas que trabalhem ao máximo para conseguir os objetivos máximos, sempre sem medo de falhar. Os erros são naturais quando se quer alcançar muito alto, mas eu só os aceito uma vez — afirmou Wada.
O dirigente fez clara referência ao pífio desempenho do carro em 2007, quando a Honda terminou numa fraca posição no Mundial de Construtores — com apenas seis pontos. Para mudar isso, o principal reforço da equipe ficará do lado de fora: o inglês Ross Brawn, com experiência de 10 anos comandando a Ferrari — com cinco títulos no Mundial de Construtores — e que tinha ficado um ano fora da F-1. O novo diretor da Honda
explicou que o carro do ano
passado tinha muito apoio aerodinâmico, que vinha de uma forma muito agressiva:
— No novo carro tentaremos fazer com que este apoio aerodinâmico chegue de uma forma mais progressiva e facilite a direção do carro. Tornamos a parte traseira do chassi mais estreita e mudamos o design, com a possibilidade de fazer muitas evoluções aerodinâmicas ao longo da temporada. Temos muitas idéias novas, que espero que funcionem bem.
Além do inglês, chegaram o francês Lois Bigois, ex-chefe de aerodinâmica na Williams, e o alemão Jörg Zender, projetista de Toyota e BMW-Sauber. Além de Barrichello, e o inglês Jenson Button será o outro titular da escuderia. O austríaco Alex Wurz, que testava para a Williams no ano passado, aparece como piloto de testes. A escuderia contará ainda com duas jovens promessas: o inglês Mike Conway e o italiano Luca Filippi, que correram na GP2 ano passado.
Uma das novidades do modelo é a volta de uma foto do globo terrestre na pintura
do carro, mas desta vez ocupando
apenas a parte posterior — era no carro todo em 2007. O R108 já foi à pista no último dia 23, nos testes da categoria em Valência, na Espanha.