| 29/01/2008 15h44min
A ausência de Rafael Nadal na primeira rodada da Copa Davis, ao que tudo indica, não será problema para a Espanha. Segundo Emilio Sánchez Vicario, capitão da equipe, é melhor para Nadal que ele se poupe dos jogos no saibro contra o Peru, ao invés de forçar sua já instável condição física.
– O difícil para ele neste confronto é o fato de ele vir treinando em quadras rápidas pelos últimos quatro meses. Jogar no saibro por duas semanas e voltar às quadras rápidas seria um grande esforço – disse Vicario, em entrevista ao jornal esportivo espanhol As.
– Com suas atuais limitações físicas, mudanças de superfície não são recomendadas – completou.
O vice-líder do Ranking de Entradas vem enfrentando problemas com seu pé esquerdo desde 2005 e havia anunciado previamente que não participar da primeira rodada da Davis. A convocação também não contemplou Juan Carlos Ferrero, já que o ex-número 1 do mundo preferiu igualmente se concentrar na temporada de quadras rápidas.
– Ele decidiu não vir, porque jogar no saibro não está em seus planos – resumiu o capitão, isentando-se de responsabilidade por não ter conseguido convocar Ferrero e Nadal para a melhor de cinco.
– Sempre tento escolher o melhor time. Tentei convencer os melhores jogadores a virem, mas é um ano difícil por termos a Copa Davis e a Olimpíada. Não é a melhor época para um jogador, mas respeito suas decisões. Fui jogador também, e sei como são essas situações – conformou-se.
Sem a dupla, a convocação da Espanha para a Davis conta com David Ferrer, Tommy Robredo, Fernando Verdasco e Nicolas Almagro. As partidas contra os peruanos ocorrem entre 8 e 10 de fevereiro, em Lima.
GAZETA PRESS