| 23/01/2008 22h56min
Em um jogo marcado por dois tempos distintos, o Esportivo conquistou sua segunda vitória no Gauchão ao derrotar a Ulbra por 2 a 1, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O resultado deixa o time do técnico Gilmar Iser com a mesma pontuação do Caxias no Grupo 1, mas com um gol de desvantagem no saldo.
Apesar da grande movimentação no gramado, os erros nas conclusões das jogadas prevaleceram no primeiro tempo. Já no segundo, foram necessários apenas 13 minutos para que o Esportivo abrisse o placar. Dangelo partiu com liberdade do meio-de-campo e tocou na saída do goleiro Rafael para o fundo das redes. O gol motivou a equipe alviazul. Aos 36, Valdney, que entrou no lugar de Fernando na etapa complementar, aproveitou o cruzamento do lateral-direito Polaco e ampliou a vantagem.
Três minutos depois, o atacante Éber, ex-Juventude, descontou de cabeça, após receber a bola na área, alçada em cobrança de falta. Os minutos finais da partida foram marcados por muita pressão da Ulbra, que só não conseguiu igualar o placar graças à eficiente marcação do time local.
PIONEIRO