| 16/01/2008 10h33min
O jogador de Basquete Nenê poderá voltar a se exercitar em menos de um ano. O atleta do Denver Nuggets passou por uma cirurgia na noite de segunda-feira para a retirada de um tumor nos testículos. Agora, o jogador aguarda a avaliação dos médicos sobre o tumor para dar seguimento ao tratamento.
Se for benigno, não há necessidade de tratamento. Se o tumor for maligno, o que é mais freqüente, Nenê provavelmente vai se submeter a um tratamento com quimioterapia, que pode durar de quatro a seis meses. Depois, se ainda houver resíduo da doença, o paciente é operado outra vez, para a retirada do que os médicos chamam de massa residual. De três a seis meses após o fim do processo, o atleta poderia voltar a se exercitar normalmente.
– O câncer de testículo é altamente curável. Quando diagnosticado no estágio mais precoce, o índice pode ser superior a 95%. Mesmo nos estágios mais avançados, até quando há metástase (formação de outro tumor) no pulmão, a possibilidade de cura chega a 80% – explica o médico Gustavo Cardoso Guimarães ao Globoesporte.com.
Após a cirurgia, feita num hospital de Denver, nos EUA, onde Nenê atua, o jogador falou sobre o diagnóstico precoce:
– Agradeço a Deus que nós pudemos detectar isso tão cedo – afirmou, no comunicado em seu site.