| 16/01/2008 03h09min
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, visitou nesta terça-feira a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas e a ex-congressista Consuelo González de Perdomo, libertadas dia 10 de janeiro pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou uma fonte oficial. Uribe retornou de uma viagem de dois dias à Guatemala, onde assistiu à posse do presidente Álvaro Colom, e à Costa Rica.
Ao chegar a Bogotá, ele visitou as casas das duas ex-reféns. Rojas chegou a Bogotá no domingo, e González de Perdomo, na segunda-feira.
O presidente colombiano cumprimentou Clara Rojas, que estava em cativeiro desde fevereiro do 2002. Ela havia sido seqüestrada quando viajava pelas selvas do sudoeste do país com a sua então companheira de chapa Ingrid Betancourt, que ainda é refém das Farc.
Na visita Uribe conheceu Emmanuel, o filho de mais de três anos de Clara com um guerrilheiro. As Farc haviam prometido libertar o menino em dezembro, mas o governo
descobriu que ele estava num órgão
estatal de proteção de crianças desde 2005.
Mais tarde, o presidente visitou Consuelo González de Perdomo, segundo a mesma fonte. Uribe explicou às duas políticas sua proposta para que as Farc aceitem um acordo humanitário e libertem 44 reféns. Os rebeldes querem trocar os seqüestrados por cerca de 500 guerrilheiros presos.