| 15/01/2008 11h54min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) apresentou hoje os protótipos das medalhas que serão entregues durante a competição, de 8 a 24 de agosto deste ano. As medalhas de ouro, prata e bronze estarão prontas para junho e serão fabricadas pelo órgão responsável pela emissão de dinheiro no país, com matéria-prima de duas minas chilenas e uma australiana.
Serão feitas mil medalhas de cada metal para os Jogos Olímpicos e outra quantidade igual os Paraolímpicos, num total de 6 mil medalhas. Além disso, todos os participantes receberão medalhas comemorativas de bronze (40 mil nos Jogos Olímpicos e 11 mil nos Paraolímpicos), totalizando 57 mil peças.
Todos os materiais chegaram hoje e foram repassados ao Bocog para que as medalhas comecem a ser fabricadas. Já em território chinês, eles foram refinados em duas usinas locais associadas à multinacional australiana do setor de mineração BHP Billiton, patrocinadora oficial para medalhas e minerais diversificados dos Jogos.
O presidente da BHP Billiton para a China, Clinton Dines, fez a entrega simbólica dos materiais a Zhao Dongming, diretor do departamento de atividade cultural do Bocog.