| 14/01/2008 20h20min
A boa estréia do ex-colorado Alexandre Pato no Milan enche de orgulho os dirigentes do Inter, mas não surpreende Carlos Fraga, coordenador das categorias de base do clube gaúcho. Segundo ele, o meia Tales, de 17 anos e que está disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior, é um dos que estão sendo trabalhados para ter o mesmo sucesso que o xodó colorado.
Para Fraga, o meia colorado, que no próximo domingo completa a maioridade, tem características que o diferem de Pato, a começar pela posição.
– O Tales é um jovem que está sendo trabalhado pelo Inter, e todos os cuidados estão sendo tomados para que ele tenha condições técnicas de atuar no time principal. Até mesmo em relação ao que foi feito com o Pato. São posições diferentes e isso faz diferença. Ele é um meia, que é mais exigido, e é uma posição mais participativa – diz Carlos Fraga, ao site Globoesporte.com.
Tales defendeu a seleção brasileira no Sul-Americano e no Mundial sub-17 e nos Jogos Pan-Americanos, no ano passado. No Mundial, chegou a marcar contra a Inglaterra um golaço de falta.
Segundo Fraga, Tales segue uma rotina de fortalecimento muscular para ganhar aos poucos a estrutura física dos profissionais. Baixinho, com 1,68 m, o atleta está pesando 64 kg.
– Ele está fazendo um trabalho muscular, pelo tipo físico dele. O Pato também fez, mas em uma intensidade bem menor – revela Fraga.
Sobre a possibilidade de Tales seguir precocemente o mesmo caminho de Pato, Fraga diz que, para um meia, a tendência é que o tempo de permanência no Brasil seja maior.
– Nós da categoria de base trabalhamos para que o jogador fique o máximo de tempo servindo ao clube. Mas, até pela posição que ele ocupa, a tendência é que fique por aqui por mais tempo que o Pato – diz o dirigente.
Tales estará na equipe do Inter que enfrenta o Juventude, pela segunda fase da Copa São Paulo, nesta terça-feira. O Colorado luta pelo
pentacampeonato da competição.