| 14/01/2008 17h04min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o chefe de Estado interino de Cuba, Raúl Castro, durante a visita de 24 horas que iniciará esta noite à ilha. Segundo o programa preliminar da visita, Raúl Castro vai receber Lula na manhã desta terça-feira, depois que o governante brasileiro depositar uma coroa de flores no monumento ao mártir da independência cubana José Martí.
A previsão é que Lula e Raúl Castro comandem a assinatura de vários acordos bilaterais de conteúdos não divulgados.
Lula chegará a Havana hoje, às 21h (0h de terça-feira em Brasília), após assistir à posse do social-democrata Álvaro Colom como novo presidente da Guatemala. Não está confirmado se o presidente brasileiro vai se reunir com Fidel Castro, que, por causa de um problema de saúde, delegou seus poderes a Raúl em 31 de julho de 2006.
O jornal Granma, editado pelo Partido Comunista de Cuba, informa hoje que, durante sua visita, Lula percorrerá
locais de "interesse histórico, científico e
educacional". "A visita do líder sul-americano contribuirá para aprofundar as relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países", acrescenta a publicação.
Lula chegará a Havana em companhia do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; Educação, Fernando Haddad; e Saúde, José Gomes Temporão.
Presidente brasileiro chega à Guatemala para assistir à posse do novo mandatário do país
Foto:
Valter Campanato, ABr