| 14/01/2008 03h22min
A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Clara Rojas recebeu a guarda provisória de seu filho Emmanuel, com quem passou pelos menos seis horas neste domingo em um orfanato de Bogotá. O reencontro com seu filho era o momento mais esperado por Clara Rojas desde o dia 10 de janeiro, quando as Farc a puseram em liberdade, após quase seis anos de seqüestro.
O Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF) divulgou as primeiras imagens do reencontro entre a política colombiana e Emmanuel, que não se viam há quase três anos. Em uma das duas fotografias é possível ver uma criança saudável, vestida com uma jaqueta azul e que aparentemente mostra um desenho a sua mãe.
A diretora do ICBF, Elvira Forero, disse que o menino foi entregue provisoriamente a ex-candidata a vice-presidência da Colômbia, enquanto são cumpridos os trâmites legais para que ela assuma formalmente a custódia de Emmanuel.
— O menino já foi entregue a sua mãe de
maneira temporária. Hoje realizaram
um exercício, uma sessão de seis horas de conhecimento para iniciar e retomar esses vínculos entre ele e a família, para dar-lhe a qualidade de vida que merece — disse Elvira, que acompanhou de perto o caso.
Elvira acrescentou que Emmanuel está em "um lugar especial junto a sua mãe". Ela disse que mãe e filho passariam a noite juntos em uma casa, mas não forneceu outros detalhes a fim de salvaguardar a privacidade da família e permitir que o reencontro aconteça sem contratempos.
Clara Rojas, que teve Emmanuel em uma relação consentida com um guerrilheiro das Farc, retornou este domingo a Bogotá, procedente de Caracas, para onde viajou após sua libertação.
A mãe e o menino, que não se viam havia quase três anos, passariam a noite juntos
Foto:
Crédito: EFE, ICBF