| 10/01/2008 11h36min
A análise de DNA realizada pelo Instituto de Medicina Legal da Universidade de Santiago de Compostela (Galícia), no noroeste da Espanha, confirma que o menino que está no Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar é Emmanuel, o filho de Clara Rojas.
Esta é a conclusão anunciada hoje em entrevista coletiva por representantes da instituição, que explicaram que as análises indicam que o DNA do menor abrigado sob o nome de Juan David corresponde ao DNA do filho da refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
No dia 4 de janeiro, o procurador-geral da Colômbia, Mario Iguarán, havia afirmado que exames de DNA preliminares haviam indicado "alta probabilidade" de que o garoto fosse Emmanuel.
A criança, que está sob os cuidados do Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF), foi entregue ao organismo em 2005 por um homem. Ele disse que o menino se chamava Juan David Gómez Tapiero. As Farc tinham prometido em dezembro que entregariam
Clara, Emmanuel — nascido em cativeiro
— e a ex-congressista Consuelo González de Perdomo ao presidente venezuelano, Hugo Chávez.
A confirmação da identidade de Emmanuel era um dos requisitos que deveriam ser cumpridos antes de sua entrega à família de Clara Rojas, seqüestrada junto com a candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt há mais de seis anos.