| 07/01/2008 19h06min
Se tem alguém com vivência e autoridade suficiente para falar sobre o Figueirense, ele se chama Rodrigo Fernandes Valete, ou como é conhecido da torcida, simplesmente o meia Fernandes.
Jogador do alvinegro desde 1998, a história do paulista de 29 anos confunde-se com a do time catarinense. Nos últimos anos, chegou a ser emprestado para clubes no Exterior (Coréia do Sul e Emirados Árabes), mas retornou ao Scarpelli no final de 2005. Desde então, o contrato do meia tem sido renovado de ano em ano.
Nesta próxima temporada, Fernandes vê diversas vantagens para o grupo. Uma delas é a manutenção da maior parte do elenco e da comissão técnica, o que demonstra, segundo ele, o fortalecimento da equipe.
Além disso, a pré-temporada em Foz do Iguaçu, no Paraná, é outro momento que estreita os laços e garante entrosamento entre os jogadores renovados e aqueles que chegam para defender a camisa alvinegra em 2008.
— Este é um bom momento para ter uma união maior do grupo. Chegaram nove atletas e essa oportunidade é ótima para no conhecermos. Queremos fazer uma boa pré-temporada e um bom amistoso — afirmou o meia, que deve entrar em campo na atuação do Figueirense contra o time de Foz do Iguaçu, agendado para o dia 12 de janeiro, no Estádio do ABC Futebol Clube, às 16h.
Para 2008, os objetivos do atleta e do grupo também se mantêm coesos. Enquanto um busca as marcas históricas, o outro quer os títulos; ambos, naturalmente, entram no novo ano buscando vitórias.
— O objetivo coletivo é ser campeão estadual e ir muito bem no Brasileiro. O pessoal é chegar a marca de 300 jogos e quem sabe marcar o centésimo gol — disse Fernandes.
De olho no Catarinense
Experiente nas competições estaduais e nacionais, Fernandes faz questão de afirmar eu respeito pelos times catarinenses, enfatizando a importância do torneio, a competitividade e a dificuldade de chegar à taça, primeiro foco de conquista do Figueirense em 2008.
— O grupo está fortalecido para jogar o Catarinense, que é um campeonato muito difícil. Já disputei vários Estaduais, e é pedreira. São jogos muito difíceis, tem que se trabalhar muito, contar com o empenho de todos para que possamos chegar vitoriosos no final.
Fernandes deve ser um dos jogadores que representam o porto-seguro do Figueirense em sua estréia no Estadual contra o Joinville, em partida marcada para o dia 20 de janeiro, na casa do adversário.