| 07/01/2008 16h19min
O primeiro ranking da ATP de em 2008 trouxe excelentes notícias para o tênis brasileiro. Após a boa campanha no forte Aberto de São Paulo, Marcos Daniel e o campeão Thiago Alves tiveram uma ascensão importante na classificação.
A principal mudança na lista veio com Marcos Daniel. O gaúcho, que chegou às semifinais em São Paulo, subiu 13 posições e chegou ao 105º lugar. Com 411 pontos, ele está a apenas 17 de alcançar o chileno Paul Capdeville, atual número 100 do mundo. O tenista tentará colocar o Brasil de volta no top 100 na próxima semana, quando começa o Challenger de Miami.
O título em São Paulo Aberto fez Thiago Alves decolar na classificação. O paulista, que viveu uma péssima temporada em 2007, inicia o ano de 2008 com 145 colocações a mais e a esperança de recuperar sua melhor forma. O tenista agora é o 171º da classificação.
Segundo divulgou o Globoesporte.com, o Brasil também tem motivos de sobra para comemorar quando o assunto é a competição por duplas. Campeão do ATP de Adelaide ao lado do argentino Martin Garcia, Marcelo Melo apareceu nesta segunda-feira na 31ª posição do ranking. Na corrida dos campeões, o tenista está sem segundo lugar na Corrida dos Campeões, atrás apenas da dupla Philipp Kohlschreiber e David Skoch, que conquistou o título em Doha.