| 07/01/2008 11h53min
Favorita ao ouro no salto nos Jogos Olímpicos de 2008, a chinesa Fei Cheng, de 19 anos, ganhou uma concorrente de peso: Jade Barbosa. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a ginasta brasileira conseguiu uma façanha que a coloca na briga pelo pódio em Pequim.
Em sua última exibição antes das férias, no último dia 15, na final do Circuito Brasileiro, em Foz do Iguaçu, Jade fez um dos saltos de maior dificuldade no código de pontuação. Até então, somente a chinesa era capaz de executá-lo.
Segundo a brasileira, a idéia de melhorar seu desempenho nos saltos veio justamente após o último encontro entre as duas, no Mundial Pré-Olímpico de Stuttgart, na Alemanha, em setembro.
– O salto não é tão difícil. É como um dos que faço. Valeu pela estréia no torneio. Após o Mundial, vi que tinha que trocar um dos saltos (são dois) para ficar de igual para igual com a Fei Cheng – disse Jade, em entrevista ao jornal.
Até o Mundial, Jade se apresentava com um salto com a nota de partida 16,500 e outro de 15,600. Já Cheng alcançava a nota 16,500 em suas apresentações. Com a evolução, a brasileira se igualou à chinesa e à norte-coreana Su Jong-hong, as únicas com dois saltos de valor tão alto.
O desempenho da ginasta não tardou a chegar aos chineses, que encontraram a apresentação no site Youtube. Supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica, Eliane Martins revelou que, preocupados, eles fizeram contato para saber desde quando Jade podia executar o salto.
– Eles estão pasmos, pois acreditavam no ouro da Cheng – disse Eliane.
As informações são do GloboEsporte.com.