| 05/01/2008 18h27min
Às 9h deste domingo, o catarinense Márcio May vai dar as últimas pedaladas num circuito — pelo menos em uma competição oficial. Quatro vezes campeão do Tour de Santa Catarina e com três olimpíadas no currículo, o atleta de 35 anos vai fazer a despedida durante a Copa América de Ciclismo, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, com transmissão da RBS TV.
Com 21 anos de carreira, Márcio disputou as olimpíadas de Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004 e tinha o desejo de representar o Brasil em Pequim, em agosto. No entanto, um acidente de carro em 2007 o fez parar mais cedo.
– Dá uma dorzinha no coração, né? Tem um sentimento assim, mas também, ao mesmo tempo, de missão cumprida. De ter feito, em todos esses anos, o melhor possível.
O ciclista não vai largar o esporte. Vai ser uma espécie de consultor da Scott, de São José dos Campos, equipe onde compete, e quer ajudar a revelar novos atletas. Também trabalha como empresário, em Brusque.
— Quero importar produtos de competição como quadros e pneus. Além disso, queria continuar no esporte com uma equipe de base para ensinar alguma coisa à garotada — afirmou.
The Flash é o favorito para vencer a prova
Se não é um dos favoritos para vencer a Copa América, Márcio vai ajudar seu companheiro Nilceu Aparecido Santos, conhecido como "The Flash", a conseguir o tetracampeonato na prova. Nilceu também é campeão brasileiro de estrada, além de ter vencido a Copa da República, em Belo Horizonte, em dezembro.
Esta é a oitava edição da competição, que marca o início do calendário da UCI (União Ciclística Internacional). No feminino, a prova dará pontos para a classificação na Olimpíada de Pequim.
A competição reunirá as melhores equipes do país no masculino e também das seleções convidadas da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. No feminino vão competir as 30 melhores atletas do ranking brasileiro e ciclistas do Paraguai, Argentina e Itália. A largada feminina está prevista para as 8h.
DIÁRIO CATARINENSE