| 30/12/2007 18h09min
A 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre que será disputada nesta segunda-feira entrará para a história como a maior de todas: foram mais de 20mil inscrições, superando em 25% o número de participantes no ano passado. A tradicional prova, disputada em um percurso de 15 quilômetros por ruas e avenidas de São Paulo, tem início às 15h15min, com a largada para os cadeirantes e categoria especial. A elite feminina larga às 16h30min, 15 minutos antes da elite masculina e demais categorias.
O Brasil será bem representando com vários destaques, todos em condições de brigar pelo título. Entre os homens, o mineiro Franck Caldeira, atual campeão da prova e medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, é o grande favorito. O brasiliense Clodoaldo Gomes da Silva, vice-campeão de 2006, também aparece com chances de vitória.
O pelotão de elite contará também com Gladson da Silva Barbosa (campeão da 10K Rio), Luís Paulo da Silva Antunes (vencedor da Prova Sargento Gonzaguinha), e de Paulo Roberto de Almeida Paula (vice-campeão da Volta da Pampulha e da Gonzaguinha). Estão confirmados também os corredores de rua mais bem colocados no ranking brasileiro, como o mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, e o baiano Gilmar Pereira da Silva.
Na categoria feminina, três brasileiras vão lutar pelo bicampeonato: Lucélia Peres (atual campeã), Marizete Rezende (vencedora de 2002) e Maria Zeferina Baldaia (ganhadora em 2001). Além de campeãs da São Silvestre, a elite brasileira contará com as corredoras melhores colocadas no ranking: a alagoana Marily dos Santos, Conceição de Maria Carvalho, Edielza Alves dos Santos, Ilaine Wandscheer, Luzia de Souza Pinto, Maria Sandra Pereira e Sueli Aparecida Oliveira.
Quenianos vêm com seus melhores corredores
Entre os estrangeiros, o Quênia terá um grupo muito forte neste ano. No masculino, Robert Cheruiyot, bicampeão da São Silvestre, tricampeão da Maratona de Boston e campeão da Maratona de Chicago, será uma das estrelas da competição. Estão no grupo também Patrick Ivuti, Amos Maindin, Daniel Gatheru, James Rotich, Kimutai Kiplimo, Kipromo Mutai e Mutai Kipkemei, no masculino. No feminino, Alice Timbilili, Chemtai Rionotukei, Eunice Jeptoo e Pauline Chepchumba são as candidatas.
A América do Sul terá vários representantes na prova, com destaque para os colombianos Bertha Sanchez e Javier Guarin, que foram os estrangeiros mais bem colocados na edição de 2006. Bertha terminou na terceira colocação, atrás da mineira Lucélia Peres e da paraibana Ednalva Laureano, enquanto Guarin ficou em quarto lugar. A delegação oficial da Colômbia terá ainda Willian Naranjo e Jacinto Lopez.
Paraguai, Peru e Venezuela também terão representantes. Jorge Cabrera e Rosa Elizabeth Ramos Molinas vão representar o Paraguai; Jerson Rivas e Marvin Blanco correrão pela Venezuela; e Gustavo Pereira Altez, Jaime Caldua, Juan Diego Contreras, Ricardo Castilho e Wilma Arizapana disputarão pelo Peru.
Além da premiação atraente de mais de R$ 100 mil, a organização da prova dará ainda alguns bônus especiais. Os brasileiros mais bem colocados na categoria masculina e feminina, por exemplo, ganharão uma moto Yahama Neo cada. Haverá também um bônus de R$ 10 mil em caso de quebra de recorde da prova. Os recordes da São Silvestre pertencem aos quenianos Paul Tergat (43min12s em 1995), e Hellen Kimayo (50min26s em 1993).
GAZETA PRESS