| 22/12/2007 17h45min
O Arsenal não deu chances para o Tottenham neste sábado no clássico do norte de Londres e venceu por 2 a 1 para se manter na liderança do Campeonato Inglês na 18ª rodada da competição, que também contou com a goleada de 4 a 1 do Liverpool sobre o Portsmouth.
Este triunfo permite que o Arsenal mantenha a ponta da classificação independente do resultado do jogo do Manchester United, que amanhã recebe o Everton. Também no domingo o Chelsea mede forças com o Blackburn Rovers.
Diante do Tottenham, a equipe comandada pelo técnico francês Arsene Wenger sofreu, mas alcançou uma grande vitória. Em uma partida muito parelha, o Arsenal abriu o placar apenas aos 3 minutos do segundo tempo com o atacante togolês Emmanuel Adebayor, que marcou após passe do espanhol Fabregas.
Porém, aos 21 minutos o Tottenham empatou com o búlgaro Berbatov. Seis minutos mais tarde, o Spurs teve chance de virar o placar, mas o irlandês Robbie Keane perdeu diante do goleiro
espanhol Almunia. Entretanto, o Arsenal
continuou pressionando seu histórico adversário. Tanto tentou que aos 30 minutos garantiu a vitória com um gol de cabeça do dinamarquês Bendtner após cobrança de escanteio de Fabregas.
Já no estádio de Anfield, o atacante espanhol Fernando Torres brilhou para conduzir o Liverpool a uma vitória de 4 a 1 sobre o Portsmouth. Torres começou a jogada do primeiro gol, que terminou na finalização perfeita do israelense Benayoun aos 13 minutos da etapa inicial. Três minutos depois, o espanhol provocou o gol contra de Sylvain Distin.
No segundo tempo, o Portsmouth descontou com Mwaruwari aos 12 minutos. Porém, Torres marcou 10 minutos depois para garantir a tranqüilidade às arquibancadas do estádio de Anfield. Quando faltavam 5 minutos para o fim do tempo regulamentar o artilheiro espanhol voltou a deixar sua marca, agora após receber passe de cabeça do meia inglês Gerrard.
Outro destaque nesta rodada foi a goleada de 3 a 0 do Bolton sobre o Birmingham. O
Bolton abriu o placar aos 27 minutos
da etapa final com o senegalês Diouf. Depois, apenas Anelka brilhou, marcando duas vezes para fechar o marcador.
Já o West Ham superou o Middlesbrough por 2 a 1, mesmo placar do triunfo do Reading sobre o Sunderland. Por outro lado, Aston Villa e Manchester City ficaram no 1 a 1.