| 17/12/2007 19h23min
Em reunião realizada nesta segunda-feira, em São Paulo, os dirigentes da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), clubes participantes, patrocinadores e empresas franqueadas aprovaram definiram detalhes com relação à realização da Liga Futsal de 2008.
Pelo terceiro ano consecutivo a Liga Futsal terá 20 clubes. A novidade, dentre os participantes, é o retorno do Vasco da Gama, que já levantou a taça da competição em 2000, e retornará após dois anos de afastamento, quando, em 2007, cedeu sua franquia para o Teresópolis, que continua na Liga (em parceria com a DalPonte), e Cabo Frio, em 2006.
– Conseguimos o patrocínio da Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras (RJ). A partir disto, vamos nos estruturar e montar a equipe com base no elenco que disputou o campeonato estadual deste ano e com o time sub-20, que foi campeão carioca. A idéia é de montar um bom time, ganhar força para que em 2009 entremos com força na competição – explica Luizinho Roux, supervisor do Vasco.
A fórmula da competição
A fórmula de disputa da Liga Futsal também tem novidade. A primeira fase se mantém com todos jogando contra todos em turno único. Avançarão à próxima etapa da competição os 12 melhores classificados, formando duas chaves de seis clubes, assim como era até este ano. A diferença é a implementação de uma fase, com a classificação de quatro equipes em cada grupo – até então apenas as duas melhores passavam à próxima fase.
Com isto, a Liga Futsal ganhará as quartas-de-final em sistema de playoff, com as chaves sendo compostas tendo como critério o chamado cruzamento olímpico entre os grupos (1ºx4º; 2ºx3º). Avançaram à semifinal os vencedores de cada cruzamento, que definirão os finalistas da competição.