| 16/12/2007 08h40min
O Urawa Red Diamonds conquistou neste domingo o terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa. Em partida que pode ter marcado a despedida do atacante Washington, anunciado como novo reforço do Fluminense, os campeões asiáticos derrotaram nos pênaltis o Etoile du Sahel, da Tunísia, por 4 a 2 e conquistaram o mais importante resultado internacional de sua história. No tempo normal, a partida ficou empatada em 2 a 2.
Washington marcou os dois gols dos japoneses, que saíram em desvantagem e viraram o jogo, antes de sofrerem o empate. O brasileiro, de quebra, ainda converteu o primeiro dos pênaltis da decisão.
O terceiro lugar ainda valeu ao Red Diamonds um prêmio de US$ 2,5 milhões. A equipe, que carimbou seu passaporte para o torneio como campeão continental, havia estreado contra os iranianos do Sepahan, vice-campeão asiático, antes de cair nas semifinais frente ao Milan. Já o Etoile du Sahel surpreendeu o Pachuca nas quartas, mas foi batido pelo Boca Juniors na fase seguinte.
O jogo
Urawa e Etoile começaram o jogo deste domingo dando a impressão de que poderiam se estudar, mas o primeiro gol saiu logo aos cinco minutos. Tsuboi falha ao tentar cortar o lançamento do time tunisiano e se ‘recupera’ derrubando Falhi na área. Pênalti marcado e convertido por Frej, que bate no canto direito do goleiro Tsuzuki e impede qualquer chance de defesa.
O Etoile du Sahel, que era inicialmente melhor em campo, começa então a ceder espaços para a criação dos donos da casa. Desta forma, os asiáticos começam a tentar pressionar, criando jogadas principalmente com Suzuki – sem, porém, conseguir fazer a bola chegar em Washington e Nagai.
Os representantes da Tunísia então aproveitaram para dar mais um susto na torcida nipônica. Aos 25 minutos, Melliti recebeu a bola dentro da área e se soltou da marcação. Livre, o camisa 20 entrou pela direita e bateu para a pequena área. Bendhifallah não conseguiu cortar e, no reflexo, Tsuzuki tirou de soco.
Mas nem mesmo a boa marcação do time africano conseguiu evitar o empate do Red Diamonds. Aos 34, em jogada confusa que a defesa do Etoile não conseguiu afastar, Soma ficou com a sobra e levantou a bola pela esquerda. Washington então subiu mais que a zaga e cabeceou para o gol, sem defesa para o goleiro Balbouli.
Os donos da casa tiveram duas chances para a virada, aos 37 e aos 39, mas ambas pararam na defesa tunisiana. Aos 40, Washington teve nova chance, dominando desmarcado e girando para a batida dentro da área. Desta vez, a bola do artilheiro do Brasileirão de 2004 parou no travessão.
Os representantes africanos voltaram melhores no segundo tempo, mas não conseguiam converter seu domínio de bola em oportunidades de gol. Com o Urawa Red Diamonds mais fechado, a primeira boa chance do Etoile só foi aparecer aos 14 minutos, em falta cobrada pela direita do ataque. A bola chegava em Frej com perigo, mas o árbitro marcou falta duvidosa no goleiro Tsuzuki.
O marasmo da etapa final só foi quebrado aos 25 minutos, quando o brasileiro Washington novamente levou a bola as redes. Novamente em cruzamento, desta vez pela esquerda, o camisa 21 do Urawa precisou se abaixar para cabecear a bola que passou pelos marcadores. Desmarcado, foi só mandar para o gol e decretar a virada dos donos da casa.
Cinco minutos depois, no entanto, o Etoile empatou em uma falha clamorosa da defesa asiática. Chermiti, em lançamento profundo, levou a melhor sobre o zagueiro Nenê e entrou pela direita, parando na cobertura de Abe. A bola ia sobrar para o goleiro Tsuzuki, mas o próprio Chermiti se recuperou, tirou a bola praticamente das mãos de Tsuzuki e mandou para o gol vazio.
O Red Diamonds continuou criando poucas chances, dando oportunidade para o ESS crescer na partida. Apenas nos minutos finais do tempo regulamentar é que o time do Japão criou um pouco mais, mas sem conseguir resolver a fatura. Empate decretado e decisão nas penalidades.
Para os pênaltis, o técnico Bertrand Marchand optou por tirar o goleiro Balbouli e colocar Ahmed Jaouachi no gol do Etoile. O time tunisiano, porém, perdeu dois de seus pênaltis: o primeiro, com Nafkha (trave), e o quarto, com Traoui (defendido por Tsuzuki). Com quatro pênaltis convertidos (Washington, Abe, Nagai e Hosogai), o Urawa Red Diamonds comemorava o terceiro lugar no Mundial da Fifa.
GAZETA PRESS