| 13/12/2007 17h35min
O Grêmio decidiu queimar etapas durante a pré-temporada na Serra. Com apenas 15 dias de preparação antes da estréia no Gauchão, dia 19, o técnico Vagner Mancini fará treinos com bola já na primeira semana de trabalho em Bento Gonçalves.
Mancini esteve ontem na cidade da Serra. Ao lado do preparador físico Flávio de Oliveira, do diretor de futebol Paulo Pelaipe e do superintendente Antônio Carlos Verardi, aprovou os locais de treinamento. Como em 2007, as etapas com bola serão realizadas nos estádios do São Paulo e do Flamengo, clubes amadores da região. Os dois enfrentarão o Grêmio em jogos-treinos. Uma academia no centro da cidade será usada para as sessões de musculação.
A volta das férias será dia 3 de janeiro. Na tarde seguinte, a delegação viaja a Bento Gonçalves e lá permanecerá até o dia 17. O primeiro jogo, é contra o 15 de Campo Bom, no Estádio Olímpico.
— Não teremos tempo para pôr em prática o planejamento ideal. Daremos um ligeirão. Eles
(15 de Novembro) já estão treinando
desde outubro — justifica o treinador.
Mesmo inclinado a manter a base deixada por Mano Menezes, Mancini avisa que o time será escalado durante os treinos.
— Quem terminou o ano jogando sairá na frente. Mas isso não significa que terá lugar no time — avisa.
No verão de 2007, os consulados de Grêmio e Inter se esmeraram na mobilização da torcida. Ônibus das duas delegações entraram na cidade acompanhados de carreatas.
Em 2008, mesmo que somente o Grêmio suba a Serra, a agitação não será menor. Nesta quinta, Mancini e os dirigentes tiraram fotos em frente a um Papai Noel vestido de azul, com 5m de altura, em frente ao Hotel Victoria DallOnder, local da concentração.