| 10/12/2007 16h54min
Cristina Fernández de Kirchner assumiu nesta segunda-feira a presidência da Argentina, em uma cerimônia no Congresso do país, na presença de nove chefes de Estado e de governo de várias nações. Cristina, de 54 anos, recebeu a presidência de seu marido, Néstor Kirchner, em um fato inédito na história do país.
A peronista jurou exercer o cargo "por Deus, pela pátria e pelos Santos Evangelhos". Em seguida, recebeu a faixa presidencial e o bastão de comando das mãos do marido e antecessor. Durante a transferência do comando, houve uma chuva de papel picado das galerias do Congresso, em meio a aplausos.
Cristina se transformou na primeira mulher a chegar à presidência argentina eleita diretamente para o cargo.
— Venho tomar posse do cargo de presidente da República Argentina. Ser presidente é a maior honra que um argentino ou uma argentina podem ter — enfatizou Cristina, no início de seu primeiro discurso como governante.
Com
um vestido de cor creme e blazer, a nova
presidente destacou a gestão de Kirchner e afirmou que nas últimas eleições ganharam "os projetos".
— Povo e nação em tempos de globalização continuam mais vigentes que nunca. Devemos representar os interesses dos argentinos — afirmou.
Entre os presentes também se encontravam sua mãe e seus dois filhos, Máximo e Florencia.
Após concluir o discurso de posse, Cristina irá para a Casa Rosada, sede do governo, onde dará posse aos 11 ministros, vários dos quais mantidos do gabinete do marido.