| 08/12/2007 21h57min
O Real Madrid encarou uma batalha em Bilbao, no País Basco, e conseguiu um ótimo resultado neste sábado, na abertura da 15ª rodada do Campeonato Espanhol. Com um belo gol do atacante holandês Ruud van Nilsterooy, o time merengue venceu o Athletic por 1 a 0, no estádio San Mamés, e disparou na liderança da competição.
Agora com 35 pontos, o Real passará o domingo só observando o que seus concorrentes diretos farão na rodada. Com 28 pontos, Barcelona e Villarreal jogarão em seus domínios contra La Coruña e Betis, respectivamente, para não deixarem o líder se distanciar ainda mais na ponta.
Depois de um primeiro tempo fraco, com poucas chances de gol – a melhor foi do Athletic, que Casillas evitou a abertura do placar com uma defesa de puro reflexo -, o Real Madrid voltou mais ofensivo na segunda etapa.
Logo aos nove minutos, Nilsterooy avançou pela esquerda e, pouco antes de entrar na área, chutou forte no ângulo esquerdo do goleiro Aranzubía, que falhou ao deixar a bola passar pelo meio de suas mãos. Em desvantagem, o Athletic tentou uma pressão, mas não conseguiu nada além de alguns chutes sem perigo.
Já em Pamplona, na abertura da rodada, Osasuna e Valencia fizeram questão de maltratar a bola e não passaram de um empate sem gols. O resultado não ajuda nenhuma das equipes – o time da casa segue em posições intermediárias, e o Valencia mantém a sexta posição, com 25 pontos.
Como um “bom visitante” neste Campeonato Espanhol – são cinco vitórias em oito jogos -, era esperado uma apresentação melhor do Valencia, mas o que se viu foi um time mais preocupado com o jogo contra o Chelsea, na próxima terça, em Londres, pela Copa dos Campeões da Europa – o time ainda pode conquistar uma vaga na Copa da Uefa.