| 05/12/2007 14h06min
Por dois minutos o carioca Leonardo Neves não conseguiu repetir o feito do paraibano Fábio Gouveia, que em 1991 foi campeão da tradicional World Cup of Surfing em Sunset Beach, no Havaí. Era o tempo que faltava para terminar a grande final liderada pelo brasileiro desde a primeira onda que surfou na bateria. Mas, o havaiano Makua Rothman foi premiado com uma bela direita e arrancou uma nota 9,5 num tubo que lhe garantiu a vitória por 16,33 x 15,84 pontos na última etapa do WQS 2007.
O vice-campeonato em Sunset foi comemorado por Leonardo Neves, ainda mais com um dos adversários na final sendo o recém-coroado campeão mundial Mick Fanning, que chegou no Havaí com um bicampeonato na etapa brasileira do WCT em Imbituba e terminou em terceiro lugar.
O paranaense Jihad Kohdr foi outro brasileiro que subiu no pódio, para receber o troféu de “Rookie of the Year” (Estreante do Ano) da Tríplice Coroa Havaiana, assim como o dono da única nota 10 do campeonato, o espanhol Hodei Collazo. Já o recordista de pontos foi o finalista Daniel Ross, que ficou em quarto lugar festejando sua entrada na lista dos 15 indicados para a divisão de elite de 2008.
O dia começou bom para os brasileiros. O gaúcho Rodrigo Dornelles passou para as quartas-de-final em segundo na sua bateria. Depois perdeu numa hora ruim do mar, mas alcançou um ótimo terceiro lugar no ranking final do WQS 2007 e também encabeça a lista dos brasileiros na classificação do WCT 2008.
Léo Neves estreou com vitória sobre o campeão do ranking de acesso neste ano, o sul-africano Jordy Smith, com ambos eliminando o do ano passado, o francês Jeremy Flores, junto com o australiano Kieren Perrow na sexta bateria do dia.
Nas quartas brigou contra dois havaianos pela segunda vaga na disputa vencida pelo australiano Dayyan Neve. Na semifinal pegou Sunny Garcia, recordista com seis títulos de campeão da Tríplice Coroa Havaiana, além de dois australianos. Foi uma bateria fraca de ondas e Daniel Ross pegou a melhor para vencer, com Léo Neves ganhando a última vaga para confirmar o Brasil na decisão do título.
Léo Neves subiu do 39.o para o 24.o lugar do WQS, mas se vencesse iria para 19.o no ranking que está indicando até o 21.o colocado.