| 27/11/2007 19h56min
Bastava apenas um empate e, mesmo fora de casa, o Barcelona cumpriu sua missão. Nesta terça-feira, o time de Frank Rijkaard empatou com o Lyon em 2 a 2 e chegou aos 11 pontos, assegurando assim sua vaga na próxima fase da Liga dos Campeões da Europa, além da liderança da chave. O Lyon, por sua vez, ainda segue disputando a segunda vaga do Grupo E.
A surpresa no Stade Gerland foi a ausência do craque Ronaldinho Gaúcho no time titular do Barcelona. O jogador, que já havia sido poupado na última rodada do Campeonato Espanhol, voltou a ficar no banco de reservas até os 25 do segundo tempo, quando entrou na vaga de Gudjohnsen. A atuação do camisa 10, porém, foi apagada. Quem roubou a cena, no entanto, foi outro brasileiro: Juninho Pernambucano, autor dos gols do Lyon.
Fora de casa e sua principal estrela em campo, o Barcelona não se acuou diante do Lyon e foi logo ao ataque. Assim, logo no primeiro lance ofensivo Messi armou o contra-ataque e tocou para Bojan, que inverteu a
bola para Iniesta. O
meio-campo tocou na saída de Vercoutre e abriu o placar: 1 a 0.
A vantagem catalã, porém, durou apenas dois minutos. Em cobrança de falta próxima ao meio-campo, o meia Juninho Pernambucano lançou a bola, que passou por Fred e Puyol antes de acabar nas redes de Valdés: 1 a 1. O empate, no entanto, não diminuiu a pressão do Barcelona, que mantinha maior posse de bola que o adversário.
A partir da metade da etapa inicial, no entanto, a partida caiu de qualidade e as chances de gol diminuíram. Mesmo assim, o Lyon quase marcou seu segundo gol aos 28 minutos, quando Govou aproveitou bola sobrada e arriscou o chute. O goleiro Valdés fez a defesa, Juninho pegou o rebote, cortou o zagueiro e arriscou o chute. Abidal, porém, evitou o gol na linha.
A emoção só voltou, então, na etapa complementar. Logo no começo, já aos quatro minutos, Fred recebeu lançamento, dominou no peito e ajeitou para Grosso. O italiano, porém, perdeu a posse da bola e desperdiçou o lance.
Aos 11 minutos, no entanto, Juninho fez falta em Messi dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, o próprio Messi cobrou com calma e recolocou o time catalão na frente no placar. A partir daí, o jogo caiu bastante e as duas equipes não chegavam mais com tanto perigo ao gol adversário.
Somente aos 33 minutos é que Keita foi derrubado por Abidal na área e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Juninho bateu colocado e recolocou o time francês na disputa, empatando o encontro em Lyon em 2 a 2. O placar, porém, não se alterou até o apito final, resultado que classificou o Barcelona à próxima fase.
GAZETA PRESS