| 26/11/2007 04h02min
O empresário Ricardo Vontobel deve ser o novo presidente do Grêmio. Vontobel é diretor-presidente da Vonpar, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas deverá deixar o cargo em 1º de janeiro. A partir desta data, provavelmente assumirá o Grêmio. Paulo Odone, que hoje dirige o clube, passará para a presidência da Grêmio Empreendimentos, empresa constituída para erguer a arena.
A idéia de convidar Vontobel para o posto surgiu de uma série de reuniões realizadas entre Odone, o presidente do Conselho, Raul Régis de Freitas Lima, e o ex-presidente Fábio Koff. É a partir do consenso entre essas três lideranças que está sendo planejado o futuro do Grêmio.
Os três também estão em contato permanente com o empresário Gilmar Veloz para a contratação do substituto do técnico Mano Menezes e de jogadores que formarão o grupo de 2008. Veloz é o principal empresário do futebol brasileiro, cuida da carreira de Luiz Felipe Scolari, Lucas e Pato, por
exemplo. Ele também representa
Tite, hoje no Al-Ain, da Arábia Saudita, e um dos preferidos da direção do Grêmio para dirigir o time no próximo ano.
A intenção dos dirigentes é montar um time poderoso em 2008, a fim de conquistar títulos e chamar a atenção de investidores para o projeto da arena. A união de Fábio Koff e Paulo Odone significa, na prática, o consenso no clube, já que os dois lideram os maiores grupos no Conselho Deliberativo. Raul Régis de Freitas Lima, recentemente eleito presidente do Conselho, fazia parte da chapa de Fábio Koff.
Quem é ele
O empresário Ricardo Vontobel, 48 anos, nasceu em Santo Ângelo e passou por diversas funções até assumir a presidência da Vonpar Refrescos. Em janeiro, será presidente do conselho da Vonpar, deixando a presidência da empresa, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas continuará à frente da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola (está há 10 anos na função) e no
conselho da empresa que administra a parte de
"não-refrigerantes" da Coca-Cola. Casado e pai de duas filhas, acredita na profissionalização de gestão e tem o número 13 como amuleto de sorte.
> Vontobel: "Não posso descartar nada"
Atualmente, Vontobel é diretor-presidente da Vonpar, franqueada da Coca-Cola
Foto:
Lari Silva, Divulgação, Banco de Dados - 29/10/2006