| 22/11/2007 21h59min
O Ypiranga derrotou o Brasil-Pe por 2 a 0 na noite desta quinta no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, no jogo de ida pelas semifinais da Copa Paulo Rogério Amoretty. Com o resultado, a equipe da casa pode até levar 1 a 0 no duelo de volta, marcado para as 19h no Bento Freitas. Se balançar as redes em Pelotas, a equipe pode perder por dois gols.
Já o Xavante precisa golear a equipe de Erechim por 3 a 0. Se levar um gol, a situação fica mais dramática: precisa fazer 4 a 1 para ir à decisão. Já se os rubro-negros vencerem pelo mesmo placar do confronto desta quinta, a decisão vai para as penalidades.
Quem se classificar decide o título com Caxias ou Grêmio B, que se enfrentam no domingo no Centenário. No primeiro confronto, as equipes ficaram no 0 a 0.
O Ypiranga saiu na frente aos 26 minutos do primeiro tempo, em jogada individual de Eder. O jogador invadiu a área pela esquerda, aplicou belo drible no zagueiro Regis e concluiu sem chances de defesa para o goleiro xavante.
O segundo gol dos donos da casa foi anotado por Wagner, aos 15 da etapa final. Foi um lance peculiar, no qual uma trapalhada acabou ajudando o camisa nove. Marcado por dois defensores, o camisa nove pisou na bola. O goleiro achou que ele iria chutar e se atirou. Com o arqueiro batido, Wagner só teve o trabalho se desvencilhar da marcação e finalizar, para dar números finais à partida.