| 17/11/2007 18h26min
Dois ouros, dois recordes sul-americanos e uma marca muito próxima do recorde mundial apenas na estréia na competição. Para o brasileiro Thiago Pereira, seu desempenho no primeiro dia de disputa da etapa de Berlim da Copa do Mundo de piscina curta superou qualquer expectativa anterior.
– Foi muito bom, uma surpresa total. Eu realmente não esperava e fiquei muito contente quando vi o meu tempo, bem próximo do recorde mundial – confessou o nadador, que já está treinando para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008.
Apesar do trabalho forte, ele não esperava conseguir resultados de maneira tão rápida. Mas uma vez obtidos, só quer manter os desempenhos.
– Não tinha como ser melhor a minha participação na Copa do Mundo até o momento. Vamos ver se consigo manter o ritmo – salientou.
Campeão mundial em piscina curta dos 200m medley nos Estados Unidos em 2004, Thiago já conquistou cinco medalhas em duas etapas da Copa nesta temporada. Foram três ouros em Estocolmo, na Suécia, na semana passada, além dos títulos nos 100m e 400m medley neste sábado, na Alemanha.
Nos 400m medley, Thiago registrou 4min00s63, uma diferença de apenas 26 centésimos para o atual recorde mundial (4min00s37), que pertence ao húngaro Laszlo Cseh. A marca já é um novo recorde sul-americano, melhorando o tempo anterior (4min06s30), que pertencia ao próprio brasileiro.
Nos 100m medley, ele também registrou recorde sul-americano. Thiago completou a prova em 52s42. A marca continental anterior era 52s97, registrada pelo próprio Thiago terça-feira, em Estocolmo.
Além do nadador, seu técnico, Fernando Vanzella, também não escondeu a satisfação pelos resultados até o momento.
– Ele fez um tempo realmente muito bom nos 400m medley, próximo do excelente. Eu já esperava que ele melhorasse o tempo em relação à marca de Estocolmo, mas não imaginava que fosse nadar tão forte – destacou.
Neste domingo, Thiago se despede das etapas européias da Copa, disputando os 200m medley.
– E a expectativa é que possa melhorar o seu tempo mais uma vez – completou Vanzella.
No próximo final de semana, o brasileiro disputa a Super Final da Copa, em Belo Horizonte (MG).
GAZETA PRESS