| 16/11/2007 22h36min
O Avaí perdeu para o Santo André no ABC paulista por 3 a 0 e vai decidir a sua permanência na Série B na última rodada do campeonato. O Leão continuou com 48 pontos e caiu uma posição, ficou na 14ª colocação no campeonato.
Primeiro Tempo
Mesmo com o apoio de sua torcida, o Santo André não conseguiu impor seu jogo no primeiro tempo e deixou o Leão dominar a partida e criar as melhores oportunidades de gol. Porém, quem chegou com perigo pela primeira vez foi o Ramalhão. Aos dois minutos, Marcelinho Carioca chutou forte da entrada da área e Eduardo Martini espalmou. No rebote, Márcio Mixirica chutou por cima do gol, desperdiçando uma ótima chance.
O veterano meia apareceu mais uma vez aos 20 minutos, ele lançou Willians, que, dentro da área, cortou o zagueiro Cássio e chutou de esquerda, o zagueiro acertando as costas de Fábio Fidélis, que salvou o Leão.
Melhor em campo, o Leão dominava,
mas não concluía com precisão. Aos 31 minutos o lance que poderia
ter mudado a partida esteve nos pés de Muriqui. Vandinho recebeu pela direita, entrou na área e na saída do goleiro Neneca tocou para o meio da área. O atacante Muriqui, na entrada da pequena área, sem goleiro, chutou por cima do gol. Depois do gol o Avaí subiu de produção e parecia que iria fazer seu gol, era apenas uma questão de tempo. Porém, a primeira etapa acabou mesmo sem gols.
Segundo Tempo
Depois de pressionar no primeiro tempo, o Leão levou o primeiro golpe aos seis minutos do segundo tempo. O atacante Jéferson, que entrou no intervalo, arrancou livre pela esquerda e do bico da área chutou cruzado, no canto esquerdo de Eduardo Martini para abrir o placar para o Ramalhão.
O gol foi como um balde de água fria nas pretensões do Leão. Os donos da casa passaram a levar a partida como quiseram. Marcelinho Carioca comandava todas as ações do seu time. Aos 20 minutos o veterano meia tocou para Leandrinho que
dentro da área tocou para o meio da área, a bola
passou entre as pernas de Jardel e Fábio Luis apenas tocou para ampliar o marcador para o Santo André.
O segundo gol desmontou de vez a equipe azurra. O lance mais bonito da partida saiu dos pés de Marcelinho Carioca, que lançou para Leandrinho, o atacante viu Martini adiantado e tocou por cima do goleiro avaiano. A bola encobriu Eduardo Martini e saiu à direita do gol azurra.
O golpe de misericórdia veio aos 45 minutos. André Paulino falhou no meio de campo e a bola ficou limpa para Fábio Luis, que arrancou pelo meio e tocou na saída de Eduardo Martini para fechar a goleada.
A 38ª rodada acontece toda ela no próximo sábado, dia 24, às 16h. O Avaí recebe o Ituano na Ressacada precisando vencer para continuar na Série B em 2008.