| 15/11/2007 02h45min
A seleção brasileira de vôlei venceu a Sérvia na madrugada desta quinta por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/14 e 25/21, pela penúltima rodada da Copa do Mundo Feminina. O jogo ocorreu no Ginásio Nippon Gaishi Hall, na cidade japonesa de Nagoya. Com a vitória, a equipe subiu para 18 pontos na competição, e está em terceiro lugar da chave única, atrás da Itália e dos Estados Unidos. Assim, se aproximou de uma vaga aos Jogos Olímpicos de Pequim.
As três primeiras colocadas se classificam para as Olimpíadas. Itália e Estados Unidos já garantiram suas vagas. O Brasil ainda precisa ganhar do Japão para ir para a Pequim em 2008 sem depender de resultados paralelos. A Sérvia, por sua vez, ficou com 17.
A seleção apagou qualquer má impressão que tenha ficado após a derrota para a Itália. Se na quarta-feira as jogadas de meio da seleção tiveram atuação fraca, contra as balcânicas as centrais Fabiana e Walewska tiveram bom desempenho. Além disso, o bloqueio verde-amarelo passou a funcionar e, sobretudo, o saque venenoso das jogadoras nacionais quebrou o passe e dificultou o ataque adversário.
O triunfo foi determinado pelo trabalho em equipe do time de Zé Roberto. Apesar de a maior pontuadora ter sido a oposto Sheilla, com 16 acertos (14 de ataque), destacaram-se também Walewska, a principal bloqueadora do confronto, com cinco pontos no fundamento. Já a central Fabiana se recuperou do desempenho apagado no jogo anterior, quando marcou apenas quatro pontos, e obteve desta vez 13 – um a mais do que a ponteiro Paula Pequeno.
Jaqueline foi eleita a melhor da partida
A jogadora eleita melhor da partida, contudo, foi a também ponta Jaqueline, que marcou 10 pontos. Pelo time nacional, não pontuaram a líbero Fabi, a levantadora Fofão, a ponteiro Sassá e a meio-de-rede Carol Gattaz – as duas últimas entraram já no final do terceiro set.
Pelo lado das sérvias, Jovana Brakocevic foi a melhor em quadra, terminando com 14 pontos. Já Nikolic esteve apagada contra o Brasil, e terminou com modestos nove acertos.
Muito perto de se garantir em Pequim-2008, o Brasil encerra sua participação na Copa do Mundo às 7h (de Brasília) desta sexta contra o Japão. A Sérvia, que ainda possui chances matemáticas de se garantir nos Jogos, terá pela frente o time de Cuba, mas mais cedo, às 1h35min.
GAZETA PRESS