| 10/11/2007 08h22min
A seleção brasileira feminina de vôlei subiu neste sábado mais um degrau na trajetória para as Olimpíadas de Pequim-2008. Também em continente asiático, mas na cidade japonesa de Kumamoto, o time nacional conseguiu mais uma vitória tranqüila na Copa do Mundo, batendo desta vez a Coréia do Sul e mantendo a terceira colocação geral do torneio, que garante os três primeiros nos Jogos da China.
Um dia depois de superar a Tailândia, o Brasil não teve problemas para superar outra equipe com estilo de jogo parecido e obteve o triunfo por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/17 e 25/17, pela segunda rodada da terceira etapa da competição.
Assim como na vitória sobre as tailandesas, a maior pontuadora do time brasileiro foi a ponteira Paula Pequeno, autora de 16 acertos. Maior bloqueadora da partida com seis pontos no fundamento, a jogadora do Finasa/Osasco ainda efetuou nove ataques perfeitos e conseguiu um ace. Outra que teve atuação destacada foi a oposto Sheilla, que derrubou 13 bolas na quadra adversária.
As meio-de-rede titulares do Brasil, bem entrosadas com a levantadora Fofão, também tiveram atuação destacada. Walewska teve sua participação em quadra marcada por oito pontos, dois a mais do que Fabiana.
Embora tivesse ouvido do técnico José Roberto Guimarães que sua escalação na partida contra a Coréia do Sul estava praticamente certa, a ponteira Jaqueline assistiu à vitória brasileira do banco de reservas. A atleta, que não encarou a Tailândia, se recupera de uma contratura muscular na coxa direita, sofrida na derrota por 3 a 2 para os Estados Unidos na quarta-feira.
A principal jogadora do time sul-coreano, por sua vez, foi a Yoo-Na Bae, que converteu 12 tentos para o time asiático. Já Song-Yi Han terminou o confronto com dez, todos obtidos em ataques.
Apesar da vitória, a equipe brasileira continuou na terceira colocação da tabela, agora com 13 pontos. À frente do país aparecem as invictas seleções de Itália (que superou o Quênia em 3 sets a 0) e Estados Unidos (que passaram pela República Dominicana por 3 a 1), donas de 14 pontos. A Coréia do Sul, por sua vez, figura na sétima posição, com nove pontos.
Neste domingo, o Brasil encerra a sua participação na terceira etapa da Copa do Mundo e na cidade de Kumamoto encarando a República Dominicana, às 7h05min (de Brasília). Um pouco antes, às 4h05min, a Coréia do Sul enfrenta as vice-líderes norte-americanas.
GAZETA PRESS