| 09/11/2007 21h36min
Vai começar. A partir do dia 16 de janeiro, a bola irá rolar pelos gramados do Estado. Serão 12 clubes em busca do título estadual. O formato do Campeonato Catarinense deste ano será repetido em 2008. Em reunião na nova sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, o Conselho Técnico confirmou o sistema de disputa com 12 clubes e dois turnos.
Os primeiros colocados de cada fase se enfrentam na final. Se uma equipe vencer turno e returno é o campeão antecipado. Ao todo, serão 24 datas no calendário do Estadual. O prazo final de inscrição de atletas é na sétima rodada do segundo turno, no dia 27 de março. A jornada de estréia já tem mudanças: O Avaí e o Figueirense iniciam a caminhada pelo título apenas na segunda rodada, dia 20. As partidas da dupla foram transferidas para 13 de fevereiro. O Figueira irá enfrentar o Juventus, e o Leão, a equipe oriunda da Divisão de Acesso.
As participações de Chapecoense, Criciúma, Avaí,
Figueirense, Joinville, Atlético
de Ibirama, Juventus, Guarani de Palhoça, Metropolitano, Brusque e Marcílio Dias estão garantidas, com uma equipe ainda em aberto – e que sairá da Divisão de Acesso.
Clássico
O primeiro clássico do Catarinense 2008 será disputado na Ressacada, às 16h, no dia 10 de fevereiro.
Novidade no ascenso e descenso
A grande mudança em relação a 2007 está no acesso e descenso. Ficou decidido, a partir de uma proposta da Associação dos clubes de futebol de Santa Catarina, que em 2009 serão 10 clubes na Divisão Principal. Para isso, é necessário que três times seja rebaixados na próxima competição e apenas um suba. Os três que caírem poderão disputar a segunda divisão ainda em 2008 e tentar a volta à elite em 2009.